Sobre Lídice

Lídice pode estar relacionada a tragédias no além do oceano, mas ela se mostra ser um paraíso no meio do sul fluminense. Apesar disso, ela é cercada de lendas e mistérios.
Embora seja apresentada como uma cidade, mas na verdade, Lídice é um distrito do município do Rio Claro, situado na região sul do estado do Rio de Janeiro. Fica no quilômetro 25 da rodovia estadual RJ-155. Fica entre o centro da cidade de Rio Claro e Angra dos Reis. É uma cidade cercada de verde e natureza. Lídice, pouco conhecida para moradores da capital fluminense, mas quem conhece, sabe que é um verdadeiro refúgio do estresse, pois o local é um verdadeiro paraíso pacato dentro do interior. A mesma cidade é cortada pelo Rio Piraí, onde também se encontra a nascente deste mesmo rio. Como dito anteriormente, a mesma cidade é cortada pela rodovia RJ-155 e pela ferrovia que liga Barra Mansa a Angra dos Reis, sendo que essa ferrovia é exclusiva para trens de carga.

A cidade outrora era chamada de Santo Antônio de Capivari, mas foi renomeada para Lídice Brasileira, em homenagem a Lídice original, que situa-se na República Tcheca, que fora símbolo do massacre nazista na Segunda Guerra Mundial, pois a história diz que os moradores de Lídice original abrigavam assassinos de um general da SS, morto no atentado de Praga em 1942. O líder nazista, entre outros atos de vingança contra a população civil tcheca, mandou fuzilar todos os homens da cidade maiores de 15 anos, encaminhou as mulheres para o campo de concentração de Ravensbruck e as crianças para reformatórios. Não contente, mudou o curso do rio e aterrou a cidade, que sumiu do mapa.

Diferentemente de outros crimes de guerra que os nazistas cometiam na época e mantinham em segredo, a propaganda alemã fez questão de anunciar publicamente ao mundo os eventos de Lídice, como uma ameaça e um aviso à população cativa da Europa então ocupada pela Alemanha. A notícia causou uma onda de terror e indignação mundial e a propaganda britânica aproveitou o fato para alardear os crimes do III Reich e fez um filme sobre o genocídio, “A Vila Silenciosa”. Lídice tornou-se um símbolo da crueldade nazista durante a guerra e diversos países batizaram cidades e vilas com o seu nome, para que ela jamais fosse esquecida, como era a intenção de Adolf Hitler. Então, a cidade de Santo Antônio de Capivari foi renomeada para Lídice, para que a mesma nunca mais fosse esquecida.

A Lídice (brasileira) abriga sinais dessa história, como a estátua de uma Fênix (a mitológica ave que renasce das cinzas) na praça central. No seu Centro Cultural há marionetes tradicionais da República Tcheca, quadros e exposições sobre o país do Leste Europeu. Hoje, dentre as atividades econômicas da cidade está o turismo, devido a bela natureza que possui. A população da cidade, segundo o censo de 2000, é de 4928 habitantes.

Veja  também: